domingo, 21 de novembro de 2010

Heróis da Guerra.

De 1939 a 1945 o planeta viu milhares de pessoas morrerem por meio da guerra... Mas algumas pessoas se diferenciam diante de tantas e essas pessoas podem ser Generais-marechais, Comandante ou apenas um Soldado, mas elas fizeram a diferença.

Montgomery: Benard Law Montgomery.
Em agosto de 1942 Montgomery se tornou o comandante do 8° Exercito Britânico conhecidos como Ratos do deserto.
O seu sucesso foi a retirada do 5° regimento panzer comandada por Erwin Rommel marechal-de-guerra alemão.

Montgomery
Eisenhower: Dwight David "Eike" Eisenhower.
Foi nomeado chefe das forças aliadas com a entrada dos EUA na guerra.
Ele foi o responsável pela invasão da Normandia. Era chamado de ‘’Eike’’ pelos soldados, pois convivia de igual com seus subordinados... Fumava seus cigarros, bebia seu whisky e até contava piadas para seus soldados.
Era adorado por todos os seus soldados. Tinha um talento especial para convencer seus comandados para qualquer coisa, esteve em batalha varias vezes, mas confiava mais na logística do que em seus próprios soldados.
Eisenhower
Jukov: Gueorgui Konstantinovitch Jukov.
 Teve a missão de tomar Berlim em 1945, uma tarefa difícil se formos entender que as forças nazistas recuavam e se instalavam cada vez mais próximas da capital do Reich. Foi o mais sem piedade general que esteve em campo de batalha. Não tinha pena nem do adversário e nem de seus próprios soldados, Mas foi o que menos sofreu derrotas. Sua vida no conflito brilhava tanto que Stalin teve que o afastar por completo de Moscou após o fim da Segunda Guerra para que não fosse ofuscado diante da população. Foi também o responsável pela expulsão dos nazistas do território soviético.
Jukov

Rommel ‘’A Raposa do deserto’’: Erwin Johannes Eugen Rommel.
Foi o mais talentoso sem dúvida alguma, teve pouco material, tanto humano quanto bélico e conseguiu proezas comandando o ‘’Afrika Korps’’ no norte da África vencendo diversas batalhas e diversos generais aliados. Foi o responsável pelo muro do Atlântico e sempre acreditou que as forças aliadas desembarcariam na Normandia e não em Passo de Calé, como acreditavam Hitler e seus conselheiros. Forçado a se suicidar injustamente depois de ter seu nome cogitado no atentado contra Hitler, Rommel era adorado tanto pelo povo alemão quanto pelo próprio Fuhrer. Seu estado de saúde comprometeu seus passos durante muitos meses tanto na Europa quanto na África.
Rommel 

Para mim esses foram os principais nomes da Segunda Guerra Mundial...
Mas também é valido um PS:

Gen. Mascarenhas de Morais: João Batista Mascarenhas de Morais.
Comandou cerca de 5.000 soldados visivelmente despreparados para o conflito. Não se sabe exatamente quem foi mais herói: se o general que comandava ou se os soldados que eram comandados. O certo é que tanto um como o outro tiveram seu papel importante na Itália.


Cordeiro de Farias: Osvaldo Cordeiro de Farias.
Em 1942, chegou ao cargo de general. Em setembro do ano seguinte, deixou a interventoria gaúcha para integrar-se na Força Expedicionária Brasileira (FEB). Em setembro de 1944, viajou para a Itália, onde participou das principais batalhas em que a FEB esteve envolvida na Segunda Guerra Mundial.

Da Costa: Euclides Zenóbio da Costa.
Comandante da 1ª Divisão de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira juntamente com Cordeiro de Farias e o General Mascarenhas participou das operações na Itália.

Da esquerda para a direita: Zenóbio da Costa, Mascarenhas de Morais e Cordeiro de Farias. Sim, eles eram brasileiros de alma e coração!

2 comentários:

  1. Os heróis não são necessariamente militares, eles estão aí em toda a parte. Construindo casas, operando pessoas, dando aulas, vivenddo com um salário mínimo. Os militares se destacam obviamente e a história se propõe a homenagear os vencedores e humilhar os que perderam.
    O que o Bruno fez foi interessante ao propor nomear os maiores da Segunda Guerra e foi mais feliz por não olhar o lado em que estavam. Se a Alemanha, a Itália e Japão tivessem ganhado, os heróis seriam outros o que não tiraria o valor de generais dos Aliados da mesma forma que o Eixo lutou com bravura. Penso que todo homem que luta por sua terra ou por liberdade teve ser feverenciado como herói!

    ResponderExcluir
  2. Meu assunto predileto:Segunda guerra mundial!! *-----------* adorei o post!!

    ResponderExcluir